AQUECIMENTO CENTRAL | Piso radiante

PISO RADIANTE | RADIADORES | VENTILOCONVECTORES


O piso radiante é a forma mais eficiente e económica de aquecer uma casa. É o sistema de aquecimento mais limpo, silencioso, confortável e saudável que existe. Prova disso mesmo, é o facto de ser o único sistema de aquecimento aconselhado pela Organização Mundial de Saúde.

O piso radiante não queima o ar nem seca as mucosas nasais, mantém os pés quentes e a cabeça fresca, não levanta os ácaros do pó, aspetos que tornam esta solução aconselhável em hospitais, infantários ou lares de terceira idade.

O piso radiante é constituído por uma rede de tubagens uniformemente distribuídas debaixo do pavimento, permitindo uma distribuição uniforme do calor ao longo de todo o espaço habitável e muito próxima da condição de conforto térmico ideal.  Com os sistemas de aquecimento convencionais, o ar quente tende a concentrar-se perto do teto, quando a maior necessidade térmica se encontra na parte inferior das divisões.

Para além disso, a temperatura a que a água flui no interior da rede de tubagens é moderada, entre 35 e 45ºC, o que comparado com os 70 a 90 ºC dos sistemas que utilizam radiadores, permite obter um menor consumo energético.

Vantagens:
Invisível;

Não consome oxigénio nem seca o ar;
Baixo custo de manutenção;
Baixo consumo de energia para aquecimento;
A mesma fonte de calor usada para aquecer o piso pode ser usada para aquecer a água de consumo (reservatório de água quente da casa);
Conforto térmico ideal.