PAINÉIS SOLARES PARA AUTOCONSUMO | O QUE É?

O QUE É | PORTFÓLIO


O autoconsumo é um modelo de produção descentralizada de energia a partir de energias renováveis, em particular a partir do sol, em que a energia elétrica produzida pelos painéis solares fotovoltaicos é consumida no próprio edifício onde é produzida. Neste modelo, o retorno do investimento será tanto melhor quanto mais a curva de produção dos painéis solares se ajustar ao perfil de consumo do edifício, seja ele empresarial, comercial, de serviços ou outro.

Em geral, nas empresas, a curva de produção de energia a partir dos painéis solares fotovoltaicos coincide com a curva de consumo, o que favorece o modelo de autoconsumo. Por outro lado, é precisamente no período diurno, sobretudo nos períodos tarifários de pontas e cheias que as empresas compram a energia mais cara, precisamente quando os painéis solares fotovoltaicos produzem energia elétrica.

A energia renovável produzida destina-se ao consumo próprio, com o excedente instantâneo a poder ser vendido à rede pública, possibilitando uma excelente rentabilidade para as entidades proprietárias deste tipo de instalações. A energia elétrica ativa produzida é consumida instantaneamente, pelo que, a poupança é calculada tendo em conta a tarifa média de compra em kWh da energia no período em que os painéis solares fotovoltaicos estão a produzir energia.

Para além dos ganhos económicos e financeiros associados a este tipo de instalações, uma Unidade de Produção em Autoconsumo (UPAC) é um fator de diferenciação para a imagem corporativa de uma empresa, na medida em que espelha a sua cultura de responsabilidade ambiental, no âmbito da sustentabilidade energética.

As soluções de autoconsumo “chave-na-mão” SunEnergy estão projetadas para maximizar o retorno do investimento.

Os painéis solares fotovoltaicos têm garantias contra defeitos de fabrico de 10 anos, no mínimo, e vida útil superior a 25 anos.

Portugal, pela sua localização geográfica privilegiada, é um dos países da Europa com maior incidência de radiação solar.
Está na hora da sua empresa aproveitar esta energia instalando painéis solares para autoconsumo!