Espaço Inovação inova no Autoconsumo com a ajuda da SunEnergy

autoconsumo_espaço-inovação

No Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro, a energia vai passar a ser amiga do ambiente, cortesia da SunEnergy, vencedora do concurso público para a instalação de uma Unidade de Autoconsumo naquele espaço da responsabilidade da Câmara Municipal local, que serve para acolher inúmeras iniciativas, dispondo de um auditório, espaço para exposições, zona de escritórios e salas de formação. Uma oportunidade de poupança, através do autoconsumo, para a autarquia, superior a cinco mil euros no primeiro ano.

A Unidade de Autoconsumo Fotovoltaico, a instalar no edifício do Espaço Inovação, é um projeto com 80 painéis solares fotovoltaicos de 270W, num total de 22 kW de potência instalada para produção de energia elétrica a partir do sol, que será integralmente consumida pelo edifício. Contas feitas, estima-se uma produção anual de 30.000 kWh.

Para além da poupança financeira, este projeto vai permitir que a autarquia reduza a sua pegada ambiental, graças a uma diminuição significativa das emissões de CO2. Ou seja, evita-se a emissão de 15 toneladas de CO2 por ano, valor que pode chegar às 375 toneladas nas próximas duas décadas e meia.

“A poupança, tanto económica, como ambiental, faz com que cada vez mais instituições apostem neste tipo de investimento”, confirma Carlos Morais, da SunEnergy. “Sobretudo nesta altura, em que as oportunidades abertas no âmbito do POSEUR e dos Programas Operacionais Regionais, ao abrigo do Portugal 2020, para as áreas de eficiência energética e energias renováveis, permitem que a administração pública central e local reduza de forma sustentada a sua fatura energética”, acrescenta.