SunEnergy

FUNDO AMBIENTAL

PROGRAMA DE APOIO À RENOVAÇÃO E AUMENTO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO DOS EDIFÍCIOS DE SERVIÇOS

2022

CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 29 JULHO!

Financiamento de 70% para a melhoria da eficiência energética DOS EDIFÍCIOS DE SERVIÇOS

RENOVAÇÃO E AUMENTO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO DOS EDIFÍCIOS DE SERVIÇOS

PROGRAMA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS DE SERVIÇOS

Foi lançado pelo Fundo Ambiental, o primeiro aviso destinado a apoiar a renovação e aumento do desempenho energético dos edifícios de serviços, que se enquadra no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O programa tem como objetivo o financiamento de medidas que favoreçam a eficiência energética e que fomentem a produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo.

Pretende-se que as medidas a apoiar conduzam a uma redução média de 30% do consumo de energia primária dos edifícios intervencionados bem como contribuir para a diminuição do consumo de água nesses edifícios em 20%.

As tipologias de intervenção terão de resultar de auditoria(s) energética(s), conduzidas no âmbito do Sistema de Certificação de Edifícios (SCE), ou hídrica(s), conforme aplicável, realizadas aos edifícios existentes, na fase inicial, antes de qualquer intervenção.

Para confirmar a elegibilidade do seu edifício, é recomendada a consulta de um técnico especializado ou de um Perito Qualificado do SCE, responsável pela emissão dos certificados energéticos exigidos para aceitação no âmbito do programa.

QUESTÕES FREQUENTES

PRAZO DAS CANDIDATURAS

A receção de candidaturas decorre até ao dia 29 de julho de 2022 ou até se esgotar a verba prevista de 20 milhões de euros.

QUEM SE PODE CANDIDATAR?

  • Coletivos e singulares proprietários de Edifícios de Comércio e Serviços do setor privado que exerçam atividade comercial nesse mesmo edifício e cujos edifícios estejam abrangidos pelo Sistema de Certificação Energética (SCE) previsto no Decreto-Lei n.º 101-D/2020, de 7 de dezembro;
  • Estão incluídas entidades que atuam na área do Turismo bem como as entidades da Economia Social.
  • A taxa de comparticipação máxima é de 70%, incidindo sobre o total de despesas elegíveis da candidatura;
  • O financiamento por beneficiário tem uma dotação máxima, não reembolsável, de 200 mil euros;
  • Consideram-se despesas elegíveis todos os custos de aquisição e instalação de novas soluções (incluindo ações imateriais), bem como custos faturados e/ou pagos na totalidade, objeto de entrega ou de instalação.
  • Os equipamentos e/ou soluções implementados deverão demostrar a obtenção de um melhor desempenho energético face à situação inicial (antes da intervenção) ou proporcionar a melhoria do desempenho energético global do edifício;
  • Existem requisitos quanto aos equipamentos e às empresas fabricantes/instaladoras, estes devem possuir toda a documentação aplicável que os habilite a intervir em conformidade;
  • Os projetos têm obrigatoriamente 180 dias úteis para iniciar após aprovação e um prazo máximo de 24 meses para serem implementados;
  • São elegíveis para candidatura intervenções a desenvolver num edifício ou múltiplos edifícios desde que contemplados no mesmo Sistema de Certificação Energética (SCE);
  • Após a intervenção, deve ser submetido, de imediato, na plataforma do Fundo Ambiental, o certificado energético final.

LIGUE A SUA EMPRESA AO SOL E BENEFICIE DESTE APOIO

A SunEnergy reúne todos os requisitos exigidos pelo apoio “Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços” para execução de projetos de tipologia 3. (Produção de energia com base em fontes de energia renováveis (FER) para autoconsumo) conforme exigências do programa, fornecendo aos clientes toda a documentação necessária para que possam efetuar a candidatura.

AUTOCONSUMO PARA EMPRESAS

Soluções de energia solar à medida do seu negócio.

Saber mais

PRODUÇÃO DE ÁGUAS QUENTES

Otimize o sistema de produção de águas quentes do seu negócio.

Saber mais