O Fundo Ambiental apoia a aquisição e instalação de carregadores de veículos elétricos em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e instituições equiparadas.
Estão abertas as candidaturas para o apoio à aquisição e instalação de postos de carregamento de veículos elétricos dirigido a entidades do setor social e solidário com resposta de Serviço de Apoio Domiciliário.
Com uma dotação de 6 milhões de euros, o aviso surge no âmbito da medida Mobilidade Verde Social, como complemento à aquisição de veículos 100% elétricos para IPSS. Visando a implementação do equipamento de carregamento adaptado à operacionalidade de cada organização e à(s) viatura(s) adquiridas ou a adquirir na medida Mobilidade Verde Social.
As candidaturas estão abertas desde 20 de setembro 2023 e terminam a 20 de dezembro de 2023 ou quando esgote a verba de 6 milhões/€
São elegíveis candidaturas apresentadas por IPSS e equiparadas que detenham acordos de cooperação com o Instituto de Segurança Social (ISS).
O programa comparticipa 100% do valor de aquisição e instalação dos equipamentos, até determinados limites, independentemente do número de pontos de que o mesmo posto disponha. Consulte os incentivos máximos atribuídos nesta tabela:
O apoio aplica-se a instituições em Portugal continental.
O reembolso é efetuado com a apresentação da fatura e do comprovativo de pagamento relativo às ações previstas na candidatura.
Cada candidatura corresponde à instalação de pontos de carregamento num único local (morada do equipamento social), sendo aceite uma candidatura por beneficiário. Cada IPSS pode candidatar-se a tantos postos de carregamento quanto os carros apoiados pelo programa Mobilidade Verde Social do PRR.
Para pedidos de informação ou esclarecimento adicionais, por favor contacte diretamente o Fundo Ambiental através do e-mail postos.carregamento@fundoambiental.pt.
A SunEnergy reúne todos os requisitos exigidos pelo apoio "Instalação de postos de carregamento de veículos elétricos para a mobilidade verde social" do Fundo Ambiental, tanto no âmbito da aquisição e instalação como da operação uma vez que somos operadores de postos de carregamento (OPC) certificados dela Direção Geral de Energia e Geologia (Licença nº38).