SunEnergy

Veículos de Emissões Nulas 2023

Apoio de 80% em postos de carregamento elétrico

Aproveite o incentivo VEN 2023 do Fundo Ambiental que lhe permite beneficiar do reembolso de 80% em carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares.

Candidaturas abertas até 30 de novembro 2023

fundo ambiental

Ajudas do Fundo Ambiental 2023 para Mobilidade Elétrica

No dia 03 de maio 2023 foi aprovado o Regulamento para a atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2023, pelo Despacho n.º 5126/2023 do Gabinete de Governo, com o objetivo de tornar a mobilidade mais sustentável através de três pilares:

  • Evitar deslocações desnecessárias
  • Mudança para modos mais sustentáveis;
  • Melhoria das tecnologias de transporte.

O Despacho aprovou a dotação de 10 milhões euros, para pessoas singulares e coletivas.

Incentivos à compra de veículos elétricos

LIGEIROS DE PASSAGEIROS

Tipologia 1: Veículos ligeiros 100% elétricos de passageiros

LIGEIROS DE MERCADORIAS

Tipologia 2 - Veículos ligeiros de mercadorias

Incentivo à compra de carregadores para veículos elétricos

POSTOS DE CARREGAMENTO ELÉTRICO

Tipologia 7: Carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares com ligação à Rede Mobi.E

FINANCIAMENTO DE

80%

Solicite uma proposta para aquisição e instalação de soluções de carregamento elétrico no seu condomínio e beneficie deste apoio.

Pedir Proposta

O incentivo inclui o pagamento, pelo Fundo Ambiental, da Tarifa da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME) aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC), instituída nos termos do Regulamento da Mobilidade Elétrica (Regulamento n.º 854/2019, de 4 de novembro, alterado pelo Regulamento n.º 103/2021, de 1 de fevereiro) por um período de 24 meses a contar da data de aprovação do incentivo.

O que é necessário para a candidatura?

Documentação do beneficiário

Nome, Número de Identificação Fiscal, Número de Identificação de Segurança Social e Número do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade.

No caso de o requerente ser uma pessoa coletiva, Identificação (Nome, Número de Identificação de Pessoa Coletiva e Número de Identificação de Segurança Social) cópia de Certidão de Registo Comercial ou código de acesso à certidão permanente, e identificação (Número do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade,) dos representantes da sociedade.

Certidão de não dívida do beneficiário perante a Autoridade Tributária e Aduaneira, válida, ou, preferencialmente, autorização para consulta da situação tributária (obtida através do Portal das Finanças apresentando o NIPC do Fundo Ambiental, 600086992).

Certidão de não dívida do beneficiário perante a Segurança Social, válida, ou, preferencialmente, autorização para consulta da situação contributiva (obtida através da Segurança Social Direta apresentando o NISS do Fundo Ambiental, 26000869927).

Encontre o número do seu IBAN ao acessar o site do seu banco, via internet banking, ou no extrato bancário da conta.

Documentação do carregador ve

Aplicável a candidaturas à Tipologia 7

Fatura de aquisição do carregador e respetivo recibo, com datas posteriores a 1 de janeiro de 2023, em nome do candidato.

Fatura de instalação, emitida por técnico certificado, e respetivo recibo, com datas posteriores a 1 de janeiro de 2023, em nome do candidato e onde constem o local de instalação (CPE) e o número de certificado do técnico responsável.

Comprovativo de devida ligação do carregador à rede Mobi.E