Portugal foi um dos países da Comunidade Europeia que, em 1997, adotou o Protocolo de Quioto, segundo o qual se comprometeu a reduzir as suas emissões de Gases com Efeito de Estufa, nos quais se incluem os gases fluorados com efeito de estufa.
Para evitar a libertação intencional ou acidental para a atmosfera destes gases com efeito de estufa, bem como garantir o seu correto manuseamento, o Regulamento (UE) nº 517/2014 estabelece regras específicas sobre o confinamento, utilização e destruição de gases fluorados. E impõe ainda condições à colocação no mercado de produtos e equipamentos específicos que contenham, ou cujo funcionamento dependa de gases fluorados com efeito de estufa.
Neste domínio, a Sunenergy encontra-se acreditada pela CERTIF, com o certificado n.º SAC-1399/2019, como uma empresa certificada para todas as atividades de fornecimento de serviços de instalação, reparação, manutenção ou assistência técnica e desmantelamento de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor, em conformidade com o Regulamento (UE) no 517/2014 e Regulamento de Execução (UE) 2015/2067, e com o enquadramento dado pelo Decreto-Lei 145/2017.
A obtenção deste novo certificado, além de dar cumprimento a um requisito legal, demonstra de igual forma a preocupação da salvaguarda das situações de risco provocadas pela libertação de gases fluorados com efeito de estufa para a atmosfera, indo ao encontro da postura de responsabilidade social e ambiental da Sunenergy.