Ao contrário de muitos países, Portugal é um país cheio de sol, com recursos naturais propícios a aproveitar ao máximo o potencial das energias renováveis. As energias renováveis já não são apenas o futuro, fazem parte da nossa realidade, e Portugal não pode perder este comboio. A preocupação pela sustentabilidade está presente, cada vez mais, na mente dos portugueses. Seja a nível individual ou empresarial, a energia verde tem sido uma opção – e com claras provas dadas. Tal realidade faz-se sentir, sobretudo, no tecido empresarial. Muitas empresas têm recorrido ao investimento em painéis solares fotovoltaicos, através dos quais é possível produzir energia para autoconsumo, tirando partido da energia do sol para dar origem a uma energia mais limpa e sustentável. Desta forma, têm conseguido diminuir, de forma significativa, a sua fatura energética, além de reduzir a sua pegada ecológica, contribuindo, assim, para um mundo melhor para todos.
Esta é uma tendência que precisa de ser impulsionada, para que mais pessoas e também mais empresas possam trilhar este caminho mais sustentável. Sobretudo numa época como a que vivemos agora, com uma crise inesperada e sem precedentes, que apresenta desafios a vários níveis. Um passo importante para atingir uma maior poupança passa, justamente, por uma aposta clara nas energias renováveis. Durante este período de pandemia, muitos viram a sua fatura de energia aumentar em flecha, mas tal não aconteceu, pelo menos com o mesmo impacto, para quem já tinha adotado soluções de autoconsumo.
O verão está quase a chegar e, com ele, os dias de sol, uma altura especialmente propícia para aproveitar as mais-valias da energia verde. O futuro do nosso planeta depende do contributo de cada um de nós e cada um de nós desempenha um papel fundamental. Ainda há muito por fazer, mas, felizmente, temos hoje acesso a ferramentas que podem ajudar-nos a combater aquele que será o maior desafio das futuras gerações, salvar o nosso planeta. É, de facto, imperativo que o façamos. Só assim conseguiremos ter futuro.