FUNDO AMBIENTAL

FUNDO AMBIENTAL

PROGRAMA DE APOIO A EDIFÍCIOS MAIS SUSTENTÁVEIS

2021

CANDIDATURAS ABREM BREVEMENTE!

Financiamento de 70% para a melhoria da eficiência energética

de edifícios construídos até 2006

Logo Fundo Ambiental

PROGRAMA EDIFÍCIOS + SUSTENTÁVEIS

Se tem uma casa anterior a 2006, pode recorrer ao programa de apoio “Edifícios mais sustentáveis” do Fundo Ambiental para melhorar a eficiência energética da habitação. 
O programa tem como objetivo o financiamento de medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética e a eficiência hídrica em edifícios habitacionais existentes tais como na instalação de painéis fotovoltaicos para a produção de energia renovável, aquisição de equipamentos mais eficientes para aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias.
Poderá candidatar-se mediante a conclusão da instalação de uma ou mais tipologias de projeto definidas em regulamento.

QUESTÕES FREQUENTES

PRAZO DAS CANDIDATURAS

As candidaturas decorrem até 31 de dezembro de 2021. As despesas em que tenham incorrido os interessados em concorrer, a partir de 1 de janeiro 2021, serão elegíveis ao abrigo do novo programa, razão pela qual deverão guardar as faturas/recibos relacionados com essas despesas.

QUEM SE PODE CANDIDATAR?

São elegíveis pessoas singulares proprietárias de edifícios de habitação existentes e ocupados, unifamiliares, de frações autónomas em edifícios multifamiliares ou de edifícios multifamiliares, construídos até ao final do ano de 2006.

Cada candidato está limitado a um incentivo total máximo de 15.000€, sendo o limite máximo por edifício unifamiliar ou fração autónoma de 7.500€.
Consulte o incentivo máximo atribuído por tipologia de projeto (já com a comparticipação de 70%),
nesta tabela.

  • É obrigatória a aquisição e instalação prévia dos equipamentos. O incentivo é atribuído mediante apresentação do recibo das despesas, desde que sejam assegurados todos os critérios de elegibilidade;
  • Os incentivos serão atribuídos por ordem de submissão;
  • É imprescindível a apresentação de evidências fotográficas da habitação antes e após a implementação do(s) projeto(s);
  • Existem requisitos quanto aos equipamentos e às empresas fabricantes/instaladoras, consulte-os aqui;
  • Não são elegíveis despesas associadas com a aquisição de baterias para armazenamento de energia.

SAIBA QUANTO PODE POUPAR COM AS SOLUÇÕES SUNENERGY

A SunEnergy reúne todos os requisitos exigidos pelo apoio “Edifícios Mais Sustentáveis” do Fundo Ambiental para execução de projetos de tipologia 3. (Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de AQS) e tipologia 4. (sistemas de autoconsumo) conforme o regulamento do programa, fornecendo aos clientes toda a documentação necessária para que possam efetuar a candidatura.

KITS DE
AUTOCONSUMO

KITS DE AUTOCONSUMO
+ BOMBA DE CALOR (AQS)

KITS DE AUTOCONSUMO
+ BATERIA

KITS DE
AUTOCONSUMO

Produza a sua própria energia.

KITS DE AUTOCONSUMO
+ BOMBA DE CALOR (AQS)

Produção de energia e águas quentes.

KITS DE PAINÉIS
SOLARES TÉRMICOS (AQS)

Produção de águas quentes sanitárias.