Italbox torna-se mais sustentável com investimento em 400 painéis fotovoltaicos para autoconsumo.

Contrato Italbox sunenergy
Da esquerda para a direita: Rui Oliveira (Sunenergy) e Miguel São Bento (CFO Italbox)

A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia
elétrica a partir do sol, assinou recentemente, em Águeda, um contrato para instalação de uma unidade de autoconsumo fotovoltaico (UPAC) no novo edifício da empresa portuguesa Italbox que desde 1999 é uma referência na conceção e fabrico de cabines de duche, resguardos de banheira e mobiliário personalizado e exclusivo.

O acordo, assinado recentemente entre ambas as empresas, irá permitir a redução da fatura energética da Italbox em cerca de 16 000 euros anuais, bem como um impacto significativo ao nível ambiental, com a redução da emissão de 95 toneladas de CO2 por ano. A instalação dos 400 painéis solares fotovoltaicos de 325W permitirá reduzir a emissão de CO2 em 2.375 toneladas ao fim de 25 anos.

Temos vindo a investir no aumento da nossa capacidade de resposta para fazer face aos novos desafios e à nossa estratégia de crescimento. Recentemente foi aprovada uma candidatura que apresentámos ao Portugal 2020, projeto no âmbito do qual estamos a fazer este investimento nos painéis solares para autoconsumo e na eficiência energética. Queremos crescer de forma sustentável, não só poupando na fatura energética, mas também reduzindo a nossa pegada ambiental.”

Miguel São Bento – Sócio-gerente da Italbox

As empresas portuguesas estão cada vez mais atentas e despertas para o tema da redução de emissões de CO2 e as soluções que oferecemos permitem não só atingir esse objetivo, como poupar todos os meses na fatura energética. Os sistemas de autoconsumo permitem obter poupanças significativas uma vez que este modelo de produção descentralizada de energia tem a vantagem de produzir energia quando ela é mais cara, precisamente durante o dia, quando existe luz solar. Este tipo de investimentos tem rentabilidades superiores a 25% ao ano, o que equivale a um retorno de investimento a partir do quarto ano”.

Rui Oliveira – SunEnergy