Da esquerda para a direita:
José António Neves (Leirimetal) e Carlos Morais (Sunenergy)
A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol, acaba de fechar um contrato para a instalação de uma Unidade de Autoconsumo Fotovoltaico (UPAC) no edifício da Leirimetal, em Pousos, a qual irá permitir à empresa poupar cerca de 22 mil euros por ano em energia e evitar a emissão de 110 toneladas de CO2 no mesmo período.
O projeto é constituído por 494 painéis solares fotovoltaicos de 295W para produção de energia elétrica a partir do sol, a qual será integralmente consumida pela Leirimetal, sendo eventuais excedentes de produção de energia injetados na rede elétrica.
“A Leirimetal tem desenvolvido o seu negócio olhando sempre para o futuro – as melhores soluções aliadas às melhores práticas de produção. Faz todo o sentido que incorporemos na nossa estratégia o fator poupança e sustentabilidade. Daí termos chegado a acordo com a Sunenergy, a qual demonstrou ter a experiência necessária para a implementação deste projeto” refere José António Neves, responsável da Leirimetal.
Já Carlos Morais, responsável SunEnergy por este projeto, destaca que “é positivo verificar que com a informação certa e parceiros de confiança, as empresas portuguesas estão predispostas a investir para poupar – poupar na fatura mensal de energia e poupar nas emissões de CO2. Ter merecido a confiança da Leirimetal para a execução deste projeto, encheu-nos de orgulho e satisfação” conclui.
Em 2018 a SunEnergy fechou projetos de grande dimensão com empresas e instituições, do setor público e privado, e em diversos ramos de atividade. Todas elas com a necessidade de reduzir as suas faturas de energia. Este modelo de produção descentralizada de energia tem a vantagem de produzir energia quando ela é mais cara, precisamente durante o dia, quando existe sol. Este é um investimento com rentabilidade superior a 20% ao ano, sendo o retorno de investimento possível ao fim de cerca de 4 a 5 anos.