A SunEnergy acaba de renovar a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), segundo a norma ISO 9001:2015 e, em simultâneo, obteve pela primeira vez a certificação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (SST), correspondente à norma ISO 45001:2019.
Estes certificados tratam-se de um importante reconhecimento do trabalho que a empresa tem vindo a desenvolver pelas atividades de comércio, instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de energias fotovoltaicas, solar térmica, águas quentes sanitárias e climatização.
Ambas as certificações resultaram de um processo de auditoria externa realizada pela SGS, empresa líder em inspeção, verificação e certificação, reconhecida como referência mundial em qualidade e integridade.
O que representam estas normas?
ISO 9001
A norma ISO 9001 é uma referência internacional para a certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Este selo de qualidade representa o esforço das empresas em assegurar a conformidade dos produtos e/ou serviços prestados, a capacidade de satisfazer, de forma consistente, as necessidades e expetativas do cliente bem como garantir a melhoria contínua do seu desempenho.
ISO 45001
Trata-se de uma nova norma internacional dos Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
A ISO 45001 visa, principalmente, capacitar as empresas a proporcionar locais de trabalho seguros e saudáveis para os seus trabalhadores, reduzir incidentes relacionados com o trabalho prevenindo lesões e doenças ocupacionais, focando-se na criação de uma cultura de saúde e segurança, na qual os trabalhadores são encorajados a ter um papel proativo na sua própria SST e na melhoria do seu desempenho.