A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol, fechou um contrato para a execução de sete projetos em modelo de autoconsumo fotovoltaico (UPAC) com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM). No total, foram instalados 170 painéis solares fotovoltaicos para produção de energia elétrica a partir do sol.
Os sete projetos, lançados em concurso público pelo CIM incluem:
- 30 painéis solares fotovoltaicos no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal da Pampilhosa da Serra;
- 10 painéis solares fotovoltaicos no Pavilhão Desportivo do Centro Educativo de Dornelas do Zêzere;
- 30 painéis solares fotovoltaicos no Pavilhão Gimnodesportivo de Oliveira do Hospital;
- 30 painéis solares fotovoltaicos no Pavilhão Gimnodesportivo de Góis;
- 10 painéis solares fotovoltaicos no Pavilhão da Escola 1º CEB de Arganil;
- 30 painéis solares fotovoltaicos no Pavilhão Desportivo de Sarzedo;
- 30 painéis solares fotovoltaicos no Pavilhão Multiusos de Tábua.
Para o Responsável da Sunenergy, Paulino Oliveira “o facto de este tipo de instituições poderem aceder a energia mais barata, significa uma prestação de serviços de melhor qualidade a todos os beneficiários dos seus serviços públicos. Hoje em dia, este tipo de investimentos tem rentabilidade superior a 20/25% ao ano, o que equivale a um payback a rondar os 4/5 anos, mesmo não considerando eventuais apoios do Portugal 2020”.
A SunEnergy tem fechado alguns contratos com outras entidades públicas, sendo notório que existe uma sensibilidade mais apurada sobre o tema da sustentabilidade e da redução da fatura energética. Alguns exemplos incluem a Câmara Municipal de Águeda, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, a Câmara Municipal da Figueira da Foz, a Câmara Municipal de Vagos, a Universidade de Coimbra a Escola Superior de Enfermagem do Porto, entre outras.