A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol, assinou recentemente, na zona Industrial de Neiva, em Viana do Castelo, contrato para a execução de um projeto em modelo de autoconsumo, com a empresa Trincapeixe, que atua na indústria e comércio de produtos alimentares frescos e congelados.
Este projeto, e consequente instalação de unidade de produção em autoconsumo, é constituído por 147 painéis solares fotovoltaicos de 290W que irão produzir cerca de 59.000 kWh de energia elétrica por ano a partir do sol, energia esta que será consumida pelo edifício da empresa. Esta produção irá permitir uma significativa redução da fatura energética, em torno dos 12.000 euros por ano, bem como, a nível ambiental, uma redução de 50 toneladas em emissões de CO2.
Para Júlio Almeida, da Trincapeixe “procuramos que o nosso negócio cresça de forma sustentável e por isso, a opção de nos voltarmos para as renováveis era um desejo há já algum tempo. Finalmente conseguimos reunir as condições e o parceiro ideais para avançar e os benefícios serão inúmeros, sobretudo se pensarmos a longo prazo, como se devem pensar todos os negócios”.
Júlio Almeida – Trincapeixe
Para Ricardo Pimenta da SunEnergy, “as empresas que utilizam equipamentos de frio, como é o caso da Trincapeixe, têm regulares e avultados consumos de energia, pelo que, os sistemas de autoconsumo como este contratado, permitem obter poupanças significativas na fatura energética, uma vez que este modelo de produção descentralizada de energia tem a vantagem de produzir energia quando ela é mais cara, precisamente durante o dia, quando existe luz solar. Este tipo de investimentos tem rentabilidades superiores a 20% ao ano, o que equivale a um retorno de investimento a partir do quarto ano”.
Ricardo Pimenta – Sunenergy