UTAD passa a ser energeticamente eficiente com as soluções Sunenergy.

Contrato Sunenergy UTAD
Da esquerda para a direita: 
Raul Santos (Diretor Geral Sunenergy) e Amadeu Borges (Pró-Reitor UTAD)

A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol, assinou um contrato com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), para a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, bem como para a substituição de cerca de 12.000 luminárias pouco eficientes por iluminação LED, o que permitirá uma melhoria significativa da eficiência energética dos vários edifícios da universidade e das suas residências.
Este contrato é o resultado de um concurso público no qual a SunEnergy apresentou a proposta mais competitiva.

A instalação destes 800 painéis solares fotovoltaicos para produção de energia elétrica a partir do sol, consumida pelos vários edifícios da UTAD, permitirá à Universidade poupar, logo no primeiro ano, cerca de 50 mil euros, bem como evitar a emissão de 170 toneladas de CO2 por ano.

“A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro possui vários edifícios dedicados ao ensino, à investigação e à prestação de serviços, bem como, residências universitárias, os quais têm custos de funcionamento muito elevados e o custo em energia é a parcela mais significativa. Com esta solução, vamos melhorar a nossa eficiência energética, ter soluções ambientalmente responsáveis e ter significativas poupanças económicas que podem ser canalizadas para melhorar ainda mais a qualidade do nosso ensino”.

Amadeu Borges – Pró-Reitor da UTAD

O setor público em geral e as universidades em particular têm grandes consumos de energia e muito regulares, pelo que, este tipo de sistemas de autoconsumo associados a soluções de iluminação eficiente, permite-lhes obter poupanças significativas na sua fatura energética”.

“Graças às poupanças económicas e à possibilidade de produzir a sua própria energia, há cada vez mais instituições, empresas e particulares a adotarem soluções baseadas na energia solar”

Raul Santos – Diretor Geral da SunEnergy

A SunEnergy tem já experiência na instalação das suas soluções em instituições de ensino, como é o caso da Escola Superior de Enfermagem do Porto.
No que toca à experiência com outras instituições do Estado, a SunEnergy tem igualmente projetos, em especial no poder local, nomeadamente na Câmara Municipal de Águeda, Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, Câmara Municipal da Figueira da Foz, na Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Câmara Municipal de Vagos e na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra